Fitonutrientes e sua importância para uma boa saúde

Fitonutrientes e sua importância para uma boa saúde

Os fitonutrientes são definidos como constituintes de origem vegetal, caracterizados pelas propriedades fisiológicas atribuídas aos alimentos que vão além da nutrição.

Divididos por suas cores predominantes, os fitonutrientes são agentes antioxidantes, substâncias que dão esses pigmentos de cor e trazem diversos benefícios para o organismo, principalmente, aos sistemas de defesa do corpo. Como principais efeitos no organismo, ressaltam-se a atividade antioxidante, modulação das enzimas de detoxificação, diminuição da agregação plaquetária, alterações no metabolismo lipídico, modulação hormonal e atividade antibacteriana e antiviral.

Acredita-se que muitos fitonutrientes são destruídos ou removidos por muitas das técnicas modernas de processamento de alimentos, incluindo cozinhar. Por essa razão, os alimentos processados industrialmente seriam menos benéficos do que os não processados. O aumento do consumo de alimentos naturais com grande variedade de cores é a estratégia nutricional mais eficaz para prevenção de doenças e mortes. No entanto, algumas pessoas não conseguem ter uma alimentação colorida diariamente, sendo a suplementação dietética, muitas vezes necessária para fornecer os requisitos nutricionais para uma saúde e energia ótimas.

Abaixo seguem alguns exemplos de fitonutrientes e seus benefícios para a saúde:

  • Alicina: Está nos alimentos brancos. Cebola, alho poró, alho, cebolinha são bons exemplos dos alimentos que contêm esse fitonutriente responsável pela parte esbranquiçada. A alicina atua no controle do colesterol, possui propriedades anti-inflamatórias, diminuindo assim as infecções no organismo.
  • Antocianina: Está nos alimentos azuis ou roxos. É possível encontrar essa substância em ingredientes como a berinjela, as berries, repolho e beterraba. Esse fitonutriente age na redução dos níveis de colesterol no sangue, ajuda na prevenção do câncer e também melhora a saúde do coração.
  • Betacaroteno: Está nos alimentos amarelos ou alaranjados. Encontrado na cenoura, laranja, melão, abóbora, mamão, damasco e outros vegetais. Esse fitonutriente é responsável por fortalecer o sistema imunológico e diminuir os riscos das doenças cardiovasculares. Também é rico em vitamina A, sendo essencial para melhorar a saúde dos olhos, prevenindo a degeneração macular.
  • Clorofila: Está nos alimentos verdes. A clorofila é encontrada principalmente nos vegetais. É uma boa fonte de vitaminas A e C, fortalecendo os mecanismos de defesa, beneficiando a saúde da pele e ocular. Alimentos ricos em clorofila são: Couve, ervilha, salsa, alface, etc.
  • Licopeno: Está nos alimentos vermelhos. Conhecido por diminuir os riscos das doenças cardiovasculares, esse fitonutriente também possui ação antioxidante e retarda o envelhecimento das células. Pode ser encontrado em ingredientes como o tomate, a melancia e a goiaba, por exemplo.
  • Luteína: Também está nos alimentos verdes. Encontrado na couve e no espinafre, esse fitonutriente possui propriedades antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e a fortalecer o sistema imune.
  • Zeaxantina: Está nos alimentos verdes escuros. Assim como a luteína e a clorofila, esse fitonutriente também é encontrado em frutas, verduras e legumes, como o brócolis, a couve e o kiwi. A substância melhora o sistema circulatório, controla a pressão arterial e ajuda a eliminar as toxinas do corpo.

Consulte sempre um nutricionista que é o profissional capacitado para orientar e avaliar as necessidades nutricionais de cada indivíduo.

Aline Bolzan
Nutricionista  CRN 12895
Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva (IPGS)
Mestre em Ciências da Saúde e da Vida (UFN)
E-mail: agbolzan@hotmail.com